QUEM PODE SER CHAMADO DE BHAKTA?
Primeiramente aqueles que têm devoção em Deus, Bhagavan, são chamados de Bhaktas. Srila Rupa Goswami escreveu — tad bhava bhavita svantah krsna-bhaktaitiritah (BRS 2.1.273) “Aqueles cujos corações estão repletos de sentimentos por Krishna são chamados de Krishna-bhaktas ou devotos de Krishna” (*)
Utpanna ratayah samyak nairvighnyam anupahatah
Kkrsna saksat krtau yogyah sadhakah parikirtitah
(BRS 2.1.276)
“Aqueles cuja Rati (atração, apego) direcionada para Krishna está desperta, mas que ainda não se livraram dos obstáculos, e aqueles que estão qualificados para encontrar Krishna face-a-face são chamados de “sadhakas”
Avijnatakhila kleshah Sada krsnashrita kriyah
Siddhah syuh santata prema Saukhyasvada parayanah
(BRS 2.1.280)
“Aqueles que estão livres de toda a miséria, tal como ignorância e consciência corpórea, que estão eternamente engajados em serviço a Krishna, e que estão sempre dedicados em saborear o êxtase de amor por Krishna, são chamados de “siddhas”.”
No Décimo-primeiro Canto do Srimad Bhagavatam o devoto mais elevado é descrito como segue:
sarva-bhutesu yah pasyed bhagavad-bhavam atmanah
bhutani bhagavaty atmany esa bhagavatottamah
(SB 11.2.45)
“Aquele que vê o Senhor Supremo em tudo e tudo vê no Supremo e que relaciona todas as coisas conscientes e inconscientes com o Supremo é o mais elevado de todos os devotos.
(*)
Apenas para não deixar passar a oportunidade: de acordo com a nossa autoridade máxima em Consciência de Krishna, Srila Rupa Goswamipada, nós somos Krishna-bhaktas DEVOTOS DE KRISHNA, e não Hare Krishna. Para quem não sabe ou ainda não se deu conta, Hare Krishna é o mahamantra. E, de acordo com as injunções védicas e vaishnavas Krishna é não-diferente de seu nome, portanto quem diz “EU SOU HARE KRISHNA ou, pior ainda, “EU SOU HARE”, em outras palavras está dizendo eu Sou Krishna, ou eu sou o Supremo Absoluto, ou ainda eu sou Deus.
Vaishnava Dasa Anudasa
TSBS Radhanti